domingo, 10 de maio de 2015

Gestão de Conteúdo - Redes Sociais

  • 1. GESTÃO DE CONTEÚDO por Bruno Höera



  • 2. BRUNO HÖERA, publicitário graduado pelo Mackenzie, é especialista em comunicação em Mídias Sociais pela FAAP e atualmente é planejador criativo na Artplan. Com passagens pela DM9, LiveAd e Remix, foi responsável pelo conteúdo online e por ações de clientes como Multishow, Terra, Skol e YouTube. QUEM?



  • 3. quem são vocês?
  • 4. o que é conteúdo?
  • 5. Conteúdo é tudo aquilo que está contido em algo. ! O termo é usado para se referir ao produto que está dentro de um recipiente. ! E quando falamos em recipiente, incluímos as pessoas e também as empresas. o que é conteúdo?
  • 6. O QUE é gerar conteúdo
  • 7. É você ser responsável por criar ou desenvolver algum assunto. ! É saber inventar e contar uma história. ! É entender como e quando transmitir uma informação. o que é gerar conteúdo?
  • 8. É, QUAL???
  • 9. qual a necessidade disso??? comunicar vender aprender
  • 10. Como definir o conteúdo certo para cada marca/empresa?
  • 11. 1. Defina o que 
 a sua empresa 
 precisa comunicar. Converse com a área de marketing para saber quais produtos precisam ser vendidos, com a assessoria de imprensa para saber quais informações precisam ser publicadas, com o RH para saber se existe alguma vaga para ser divulgada e com a telefonista que, normalmente sabe de tudo!
  • 12. 2.CONHEÇA O QUE 
 SEU PÚBLICO 
 QUER RECEBER Escolha um amigo do seu círculo social que seria um potencial comprador do seu produto/serviço. ! Então dê uma olhada nas suas preferências, nos seus posts, nos seus comentários e interações. Veja como ele se comporta, qual a sua linguagem e utilize essas informações a seu favor.
  • 13. Não faça igual. Faça melhor! 3. ANALISE O QUE 
 OS CONCORRENTES ESTÃo FAZENDO
  • 14. QUAL O FORMATO MAIS EFICIENTE PARA DIVULGAR SEU CONTEÚDO?
  • 15. Qual o formato mais eficiente para divulgar o seu conteúdo? texto? imagem? vídeo? Vai depender dos canais que você escolher…
  • 16. E quais são esses canais?! Facebook Twitter Instagram Pinterest Tumblr Blogger Wordpress YouTube Vimeo Google+
  • 17. Exemplo: farm
  • 18. Você não precisa escolher apenas uma rede social e a marca não precisa estar presente em todas. Nem sempre o seu público é onipresente. dica pra vida!
  • 19. importante!!! O texto sozinho não chama muita atenção e as pessoas, de um modo geral, têm preguiça de ler muita coisa. ! Não é em todo lugar que a maioria das pessoas se sente confortável para assistir um vídeo com o som. ! Texto na imagem pode interferir no patrocínio do post. (20%)
  • 20. importante!!!
  • 21. 4 passos para organizar o seu conteúdo nas redes sociais Criar pilares de comunicação Aprovar com o cliente Montar um cronograma Agendar os posts. 1. 2. 3. 4.
  • 22. COMO CRIAR OS PILARES DE COMUNICAÇÃO Faça uma reunião com o cliente para saber quais são os temas que precisam ser abordados, definindo uma prioridade entre eles.
  • 23. exemplo: skol sensation . DIVULGAÇÃO DE ATRAÇÕES . TIPOS DE INGRESSOS . COMO CHEGAR NA FESTA . AÇÕES DE MARKETING 1. pilares da comunicação
  • 24. 2.cronograma SEGUNDA-FEIRA Divulgação das atrações: para que as pessoas comecem a falar sobre a festa + Link para o site oficial TERÇA-FEIRA Tipos de ingresso: para que as pessoas saibam quais são os pacotes e o que eles oferecem + Link para o blog QUARTA-FEIRA CONTAGEM REGRESSIVA QUINTA-FEIRA Ações de marketing: concurso para que as pessoas que acham caro procurarem opções para adquirir o ingresso + Link para o Twitter SEXTA-FEIRA Como chegar na festa: incentivar as pessoas a utilizarem transporte público para ir pra balada (responsabilidade social) + Link para o blog
  • 25. 2a feira - atração 3a feira - tipo de ingresso 4a feira - contagem regressiva
  • 26. 5a feira -concurso 6a feira - como chegar
  • 27. 3. aprovar com o cliente Marque uma reunião semanal, de preferência presencial, para que você possa mostrar a linha de raciocínio do conteúdo e das datas e horários escolhidos. 4. agendar as postagens Facebook e Twitter possuem ferramentas para agendamento de postagens.
  • 28. E QUANDO A EMPRESA Não tem o que falar?
  • 29. aí você tem que rebolar…
  • 30. e de onde tirar ideias para mais conteúdo? datas comemorativas humanize procure problemas
  • 31. Procure por fatos da semana que podem servir de inspiração para uma postagem. DATAS COMEMORATIVAS
  • 32. Dê uma cara para ela. Busque quem são os principais stakeholders e os transforme em outdoors dos seus produtos. HUMANIZE
  • 33. e os transforme em oportunidades de posts! procure problemas
  • 34. DICAS FINAIS
  • 35. E não faça isso nunca!!! - Divulgar notícias que todo mundo dá; - Copiar o conteúdo dos outros sem dar crédito; - Ser preconceituoso; - Fazer promoções com números de likes; - Discutir com o consumidor pelas redes sociais; - Deixar as pessoas sem respostas.
  • 36. vai na fé! :) <3 (Y) - Preste atenção e tome cuidado com erros de português; - Crie seu próprio conteúdo; - Mantenha uma identidade visual; - Utilize a linguagem do seu público; - Monitore a aceitação do conteúdo; - Curta páginas que envolvem o mesmo universo da marca; - Monte relatórios periódicos; - Mensure resultados e eleja o que vai e o que fica; - Assuma seus erros, peça desculpas e resolva!
  • 37. e nunca se esqueçam…
  • 38. As marcas são como pessoas. E as que falam só sobre elas mesmas dificilmente são ouvidas.

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