sábado, 2 de maio de 2015

Qual é o panorama em Social Media para 2015?

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Em 2015, internet terá mais de 3 bilhões de usuários, dos quais, 2 bi são usuários de mídias sociais


A agência We Are Social divulga, anualmente, o Digital, Social & Mobile in 2015, um relatório com os principais dados que compõe o mercado de mídias sociais , gerenciado pelo profissional de Social Media, considerando mídias móveis e sociais. Para que você esteja em dia com as informações, nós separamos os dados mais importantes para você (seja para estar antenado às tendências, ou para investir em determinadas mídias com mais segurança).

Mais usuários

As primeiras estatísticas já nos revelam que além de mais usuários de internet, as mídias sociais também conquistarão mais pessoas. Enquanto 3 bilhões de usuários terão acesso à rede, 2 bilhões de navegantes, que corresponde a 29% da população mundial, estarão presentes em social media.

Mark Zuckerberg agradece

As mídias sociais mais utilizadas no mundo e no Brasil ainda são um pouco contrastantes, porém, o Facebook desponta como a mais importante delas. Globalmente, as mídias com o maior volume de membros são o Facebook (1,366 bilhões), QQ (829 milhões), QZone (629 milhões), WhatsApp (600 milhões), Facebook Messenger (500 milhões) e, dentre outras, o Instagram figura em 9º lugar, com 300 milhões de usuários. Já no Brasil, que possui um pouco mais de 96 milhões de contas ativas em mídias, as plataformas com maior tráfego são Facebook (25%), WhatsApp (24%), Messenger (22%), Skype (14%), Google + (13%), Twitter (11%), Instagram (10%) e LinkedIn (9%).

Dispositivos móveis

No mesmo estudo, notamos outra fortíssima tendência: mobilidade. Adaptar todo o conteúdo gerado por uma empresa para diferentes mídias é uma ação mais que necessária, e as empresas já estão atentas. Em 2009, o número de sites que já possuíam uma versão mobile era de apenas 0,7%. Em 2015, 33,4% dos portais já têm sua versão para dispositivos móveis. Simultaneamente, somente no Brasil, o uso de telefones móveis para acessar a internet cresceu 109%. Isso mesmo, 109%! No mundo, essa tendência teve um aumento de 39%; nos tablets, por sua vez, a expansão é de 17%.

Há outros panoramas para o Social Media para esse ano?

É claro! Segundo relatório publicado pelo Instituto Hub, “Social Media, quais as perspectivas de marcas em 2015?”, as principais tendências para o  Social Media giram em torno do engajamento dos clientes. Há uma grande preocupação com as informações dos usuários, principalmente quando fala-se em adequar campanhas publicitárias ao target. Ao mesmo tempo, Design, User Experience e Inbound Marketing mesclados devem gerar grandes resultados, já que eles agem para trazer o cliente para mais perto da empresa. O Facebook, por sua vez, não é a única plataforma de impacto sobre o target (como vimos anteriormente). O mercado pede o investimento num maior número de mídias!
Um minuto! Volte aqui! Antes de fechar a janela e sair criando inúmeros canais para a sua startup, busque gerar valor para o que você tem a dizer para os seus clientes. O mesmo texto não pode compor um Email, Facebook, Twitter ou Google+, por exemplo. Então, descubra, primeiramente, onde estão os usuários e quais são os canais de maior acesso. Somente através dessa visualização você poderá ser um líder no seu ramo de atuação.

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