sábado, 16 de maio de 2015

MANUAL DE ETIQUETA NAS REDES SOCIAIS: APRENDA COMO NÃO PAGAR MICO

Quem nunca cometeu uma gafe nas redes sociais? Colocar a boca no “trombone” para reclamar, fazer comentários polêmicos, piadinhas ou publicar notícias falsas às vezes… Até aí tudo bem. O problema é quando a exceção se torna uma regra. É preciso ter muito cuidado com o que se posta nas redes sociais, dependendo da gafe ela pode destruir um namoro ou acabar com um estágio, principalmente quando você resolve detonar o seu chefe no Facebook e ainda se queimar feio com seus amigos. Antes de postar qualquer coisa, pense bem. “Frações de segundos podem causar um grande barulho negativo (ou positivo) na sua divulgação”, afirma Victor Macedo, diretor do Grupo Mint.


Chega de pagar mico
Se você não aguenta mais ser “trollado” pelas coisas que posta nas redes sociais, siga esses conselhos:
Foto do perfil
A foto do perfil deve ser escolhida com muito cuidado, ela é seu cartão de visita. Só não deixe o espaço vazio: é impessoal.
Cuidado para não deixar “rastros”
Tenha limites. Procure conhecer a política de privacidade dos sites para saber até onde pode ir. Mesmo tendo direito de proteger seus dados, saiba que o provedor tem acesso a quem você é e seus dados.
“Curtir” tragédia nas redes sociais
Jamais clique em um post se a notícia for de morte, tragédia ou guerra. Quem curte essas notícias acha que está passando uma imagem solidária, mas na verdade é uma tremenda gafe. E não se esqueça de evitar curtir o próprio post, tanto no mundo real como no digital, curtir o que posta é “over”.
Rede social é igual a uma vitrine
As redes sociais também podem dar um empurrãozinho se você está buscando um estágio remunerado. Muitas empresas buscam conhecer as pessoas para fechar negócios, contratar e até demitir por meio das redes sociais. Por isso, nunca fale algo que soe como racismo, homofobia, xenofobia ou intolerância religiosa. Não critique o chefe e os produtos da empresa em que trabalha. E procure não se revelar demais.
O chato das redes sociais
Reclamar sempre das mesmas coisas é chato. Ao fazer uma crítica política ou social, não só lance a questão, mas aponte as saídas.
Mensagem? Só se for por “inbox”
Se você precisa dar um recado a alguém, cobrar ou até mesmo relembrar algum caso, mande um inbox, afinal ninguém precisa ter controle da sua vida.
Jogos e aplicativos são legais, mas até que ponto?
Pare de ficar mandando convite para esse tipo de coisa dentro da rede social. Cada um tem suas preferências e, provavelmente, já deve conhecer algum joguinho que o agrade.

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